CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
Temos aqui diante de nós o primeiro livro da Bíblia chamado Gênesis, servindo de introdução básica a bíblia inteira. O título deste livro em hebraico deriva da primeira palavra do livro: bereshith'' ( '' no princípio''). Sendo que o nome Gênesis como está na Bíblia é a tradução em grego, do referido título em hebraico, e significa '' a origem, fonte, criação, ou começo de alguma coisa''. Ou seja Gênesis é o livro dos começos.
AUTOR:
Apesar de Gênesis não ter uma declaração de autoria explícita, sua inclusão no Pentateuco sugere a autoria de Moisés. O Antigo Testamento está repleto de testemunhos diretos e indiretos que comprova a autoria mosaica. ( Êxodo 17.14,Levítico 1.1-2; Números 33.2; Deuteronômio 1.1; Josué 1.7;1 Reis 2.3; 2 Reis 14.6; etc.. Assim como no Novo Testamento ( Mateus 8.4; Marcos 12.26; Lucas 16.29; João 7.19; etc...). A Igreja primitiva sustentava abertamente a autoria mosaica, assim como o historiador judeu do primeiro século, Josefo. O talmude de Jerusalém também defende a autoria de Moisés.
Moisés è o mas preparado por ter escrito o Pentateuco, conforme está escrito em atos dos Apóstolos 7.22 '' Educado em toda a ciência dos egípcios ''. Moisés fora preparado de maneira providencial para compreender e integrar, sob a inspiração de Deus, todos os registros manuscristos e narrativas orais disponíveis.
DATA:
O livro nos conta a história da humanidade desde a criação até a morte de José. Datar eventos relacionados à criação, ao dilúvio e ao repovoamento da Terra é impossível ( Gn 1-11), mas o restante do livro trata da era patriarcal, que basicamente é a mesma da Idade do Bronze Médio ( 1950-1550)a.C.) Os costumes encontrados em Gênesis apresentam paralelos marcantes com as leis e costumes registrados em outros documentos do segundo milênio, especialmente os encontrados em tabletes descobertos na cidade hurrita de Nuzi, no Nordeste da Mesopotâmia.
O Pentateuco como um todo foi escrito entre o Êxodo e a morte de Moisés ( DT 34). O êxodo recebe datas variadas , sendo 1445 a.C. a mais antiga. Se esta foi a data correta, a morte de Moisés teria ocorrido por volta de 1400a.C. Gênesis foi escrito no final do século XV a.C ., alguns séculos depois dos patriarcas cujas vidas são nele descritas.
CENÁRIO E CONTEXTO:
O cenário em que Gênesis se inicia é a eternidade passada- antes de o tempo existir. Deus por um ato voluntário e pela palavra divina, chamou toda a criação à existência, organizou-a e, por fim soprou a vida em um punhado de barro modelando-o à sua imagem e fazendo dele Adão.
O cenário histórico para os primeiros eventos em Gênesis é claramente a mesopotâmica. Embora seja difícil apontar com precisão o período em que o livro foi escrito, Israel ouviu Gênesis pela primeira vez antes de atravessar o rio Jordão e entrar na terra Prometida ( cerca de 1405 a.C.).
Gênesis abrange três pontos geográficos distintos e sequenciais:
. a Mesopotâmia - capítulos 1-11;
. a Terra Prometida - capítulos 12-36;
. e o Egito - capítulos 37-50.
As dimensões temporais para esses três segmentos são:
. Da criação até 2900a.C;
. De 2090 até 1897 a.C;
. De 1897 até 1804 a.C. É notável o fato de Gênesis abranger um período histórico maior do que qualquer outro livro da Bíblia.
DESTINATÁRIO:
Sem dúvida o público original do livro de Gênesis foi o povo de Israel. Provavelmente Gênesis foi escrito para encoraja-los durante o difícil período do êxodo. Os israelitas estavam deixando seu passado no Egito e partindo para conquistar a terra prometida pelo Senhor.
ESBOÇO DE GÊNESIS
Podemos esboçar o primeiro livro da Bíblia de diversas maneiras. Talvez a mais simples seja:
1- História Primitiva ( capítulos 1-11)
1.1 A Criação - capítulos 1 ao 2)
1.2 A Queda- capítulos 3ao 11)
. A Causa - capítulo 3)
. Os efeitos - capítulos 4 ao 11)
2. A História dos Patriarcas ( capítulos 12- 50)
. Abraão - capítulos 12- 25)
. Jacó - capítulos 26-36)
. José - capítulos 37- 50 )
PROPÓSITO E MENSAGEM:
O propósito do livro de Gênesis é contar a maneira e o motivo de Javé escolher a família de Abraão e fazer aliança com ela. A aliança é a base da teologia e da identidade israelitas; portanto, sua história é de suma importância. O livro continua a narrativa de como a aliança foi estabelecida, descrevendo os muitos obstáculos e ameaças surgidos contra ela. Finalmente, descobrimos como os israelitas partiram para o Egito, preparando o cenário para o Êxodo.
A mensagem do livro tem vários aspectos. Em primeiro lugar, apresenta a introdução adequada ao Deus israelita, Javé. Ele é apresentado como o criador soberano do mundo feito especialmente para a habitação humana.
Outro aspecto da mensagem de Gênesis diz respeito ao papel das pessoas no mundo recém-criado; A mensagem fundamental de Gênesis é que os seres humanos foram criados à imagem de Deus.
Conclusão:
Podemos concluir essa primeira parte dizendo que estamos diante de um extraordinário livro! Porque para compreender como tudo começou precisamos ler, estudar o livro do Gênesis. Sem essa compreensão não teremos condições de entender o restante dos livros que compõe a bíblia. Gênesis e a porta de entrada de uma casa. Gênesis e o ponto de partida para entender o porque de tudo isso que estamos vivendo.
fontes de pesquisas:
1. Bíblias de estudo
- Bíblia de estudo das profecias;
- Bíblia de estudo das mulheres;
- Bíblia de estudo Pentecostal;
Bíblia de estudo King James
2. Livros usados:
. O Pentateuco- Paul Hoff
. Panorama do Antigo Testamento- Andrew E. Hill e J. H. Walton
. Manual do Pentateuco segunda edição - Victor P. Hamilton
. Manual Bíblico - MAC ARTHUR