Cesaréia era a capital da Judéia, que estava sob o comando dos procuradores romanos ( por exemplo Pilatos). Essa cidade havia sido reconstruída e o antigo nome de torre strato foi mudado para Cesaréia Sebaste ( em honra de Augusto) por Herodes o Grande. Localizada na costa, a cerca de 48 quilômetros ao Norte de Jaffa ( antiga Jope ), estava a cerca de 100 quilômetros a Noroeste de Jerusalém. Era uma cidade magnífica que continha muitos palácios, luxuosos edifícios públicos e um porto. A esse respeito era servilmente elogiada por Josefo. Foi ali que, conforme o relato de Lucas, o rei Herodes Agripa I,'' comido de bichos, expirou'' ( Atos 12.19b___23).
Era uma cidade de população heterogênea com frequentes atritos entre Judeus e Gentios. No livro de Atos ela está ligada a vários esforços de evangelização. Felipe o evangelista ( um dos sete diáconos; Atos 6.5), viveu nesse lugar juntamente com suas quatro filhas que profetizavam ( Atos 21.8,9). Pedro enquanto viveu em Jope, foi chamado para pregar em Cesaréia a '' um varão por nome Cornélio'' o centurião romano, um homem temente a Deus ( Atos 10.1,2, 24; 11.11,12). Paulo saudou a Igreja de Cesaréia ao retornar de sua viagem missionária ( Atos 18.22) e, mais tarde, ali esteve prisioneiro por dois anos sob o comando de Félix e Festo ( Atos 23.23- 26.32). Paulo expunha seus argumentos a Félix e, muitas vezes o procurador conversava particularmente com o apóstolo ( Atos 24.25,26). E perante Festo e Herodes Agripa II , Paulo expressou o seu ardente desejo de que ambos se convertessem ( Atos 26.29).
Ao escavar esse local em 1959-61, uma expedição italiana descobriu a inscrição feita em uma pedra do teatro da cidade onde se lia a palavra ''Tiberieum'' ( dedicado ao imperador Tibério) e nas duas linhas seguintes. [ Pon] tius Pilatus...Procurador militar.
Essa é a primeira referência feita a Pilatos (cf. Lucas 3.1) encontrada em uma inscrição. Em 1962, escavadores encontraram em uma sinagoga, em Cesaréia, parte de uma lista com os 24 turnos sacerdotais e as cidades onde os sacerdotes viviam, inclusive uma referência ao décimo oitavo turno como vindo da cidade de Nazaré.
2- CESARÉIA DE FELIPE
Estava situada ao Norte do mar da Galiléia, nas escarpas a Sudoeste do monte Hermom. Foi renomeada pelo rei Herodes Filipe (o tetrarca) filho de Herodes o Grande e Cleópatra de Jerusalém, em honra a Tibério César, essa cidade grega ( primeiramente chamada de Paneas, em honra ao deus Pan) tornou-se notável no Novo Testamento por ser o cenário da grande confissão de Pedro ( Mateus 16.13; Marcos 8.27) e, provavelmente, da transfiguração de Cristo ( Mateus 17.1-8). O nome '' Felipe'' servia para difenciá-la da outra Cesaréia situada à beira-mar. Na época do Novo Testamento, essa cidade era um importante centro da civilização e da cultura grega-romana. Josefo indica que a maior parte de sua população era pagã. Alguns sugerem que essa cidade era a Baal- Gade do Antigo Testamento ( Josué 11.17;12.7; 13.5).
fonte: Dicionário Bíblico Wycliffe, Ed CPAD, PG 405.