sexta-feira, 28 de abril de 2023

COMENTÁRIO HISTÓRICO-CULTURAL DO NOVO TESTAMENTO

    

''O que significa isto?'' Se você ouvir esta pergunta como professor, líder de jovens, pai ou mãe, Comentário Histórico- Cultural do Novo Testamento pode ajudá-lo a responder com clareza.

    Em 77 capítulos, Dr. Larry Richards percorre todo o Novo Testamento ajudando o leitor a ver as Escrituras com os olhos do primeiro século.

   Cada capítulo contém: 

           . Exposição- uma visão panorâmica dessa divisão das Escrituras.

           . Estudo do vocábulo- termos-chave encontrados na passagem, e porque eles foram significativos para os leitores e escritores originais.

            . O texto em profundidade- confere princípios e verdades indispensáveis para desvendar os enigmas da passagem. 

         Comentário Histórico- Cultural  do Novo Testamento fornecerá uma profusão de  informações- para seu próprio enriquecimento, e para benefício daqueles que perguntam:

     '' O que significa isto?


LAWRENCE O. RICHARDS 

  Renomado escritor norte-americano. Formou-se em Filosofia pela University of Michigan. É mestre em Educação Cristã pelo Dallas Theological Seminary, e doutor em Educação Religiosa e Psicologia Social pelo Garrett Biblical Seminary e pela Northwestern University conjuntamente.

  Escreveu cerca de 200 livros, incluindo textos de educação cristã, obras teológicas, dicionários bíblicos, manuais, enciclopédias e comentários. Também já lançou dezenas de livros devocionais e edificantes, bem como Bíblias de estudo.

   Também atuou como colaborador e editor geral de numerosas outras obras.

    Larry e sua esposa, Sue, moram em Hudson, Flórida.

segunda-feira, 24 de abril de 2023

A INTERPRETAÇÃO DA PROFECIA

                                   

  

Capítulo 1

  Os métodos de interpretação

Introdução:

  Das muitas perguntas que se deparam ao estudioso de escatologia, nenhuma é mais importante que a questão do método empregado na interpretação das Escrituras proféticas. A adoção de diferentes métodos de interpretação produziu as várias posições escatológicas e dá conta das diversas concepções de cada sistema em desafio ao estudioso da profecia. As diferenças básicas entre a escola pré-milenarista e a amilenarista e entre os defensores do arrebatamento pré-tribulacionalista e os do pós-tribulacionalista são hermenêuticas, provenientes da adoção de métodos de interpretação divergentes e inconciliáveis. 

    A questão fundamental entre pré-milenaristas e amilenaristas foi claramente definida por Allis, que escreve:

                 '' Uma das características mais marcantes do pré-milenarismo em todas as suas formas é tônica dispensada à interpretação literal das Escrituras. A alegação constante de seus defensores é que somente quando interpretada à letra a Bíblia recebe verdadeira interpretação; e denunciam como '' espiritualistas'' e '' alegoristas'' os que não interpretam as Escrituras com o mesmo grau de literalidade que eles utilizam. Ninguém faz essa acusação de modo mais agudo que os dispensacionalistas. A questão da interpretação literal versus a figurada é, portanto, algo que precisa ser encarado desde o princípio''. 

     Quando Allis reconhecem que '' a interpretação literal sempre foi característica marcante do pré-milenarismo'',  ele concorda com Feinberg, que escreve:

                 ..... pode-se demonstrar que a razão de a igreja primitiva ter sido pré-milenarista foi o fato de ter interpretado a Palavra de maneira literal, ao passo que o abandono dessa visão nos séculos seguintes da história é diretamente atribuído à mudança do método de interpretação, a começar por Orígenes em particular. 

     Hamilton afirma:

      É preciso admitir francamente que a interpretação literal das profecias do Antigo Testamento apresenta o cenário de um reino terreno do Messias tal qual proposto pelos pré-milenaristas. Era esse o tipo de reino messiânico que os judeus do tempo de Cristo esperavam, com base numa interpretação literal das promessas do Antigo Testamento. Era o tipo de reino de que os saduceus falavam quando ridicularizaram a idéia da ressurreição do corpo, extraindo do Senhor a declaração mais límpida das características da era vindoura que temos no Novo Testamento, quando Ele lhes disse que erravam por não conhecerem nem as Escrituras nem o poder de Deus ( Mateus 22.29) [ ...] os judeus buscavam o mesmo tipo de reino esperado pelos pré-milenaristas, que falam do lugar de primazia ocupado pelos judeus num reino judaico terreno a ser estabelecido pelo Messias em Jerusalém. 

    Assim, ele reconhece que a diferença básica entre  ele mesmo, amilenarista, e o pré- milenarista não é se as Escrituras ensinam um reino terreno, como quer o pré-milenarista, mas como os versículos que ensinam esse reino terreno devem ser interpretados. Allis admite que '' as profecias do Antigo Testamento, se interpretadas literalmente, não podem ser consideradas já cumpridas, ou susceptíveis de se cumprir na presente era''. Portanto, antes de qualquer debate sobre as passagens proféticas e sobre as doutrinas escatológicas, é preciso estabelecer o método básico de interpretação por ser empregado no processo. Isso é bem observado por Pieters, que escreve:

                        A questão de as  profecias do Antigo Testamento concernentes ao povo de Deus deverem ou não ser interpretadas em sentido normal, como as demais passagens, ou de poderem ou não ser aplicadas de modo adequado à igreja é a chamada questão da espiritualização da profecia. Esse é um dos maiores problemas da interpretação bíblica diante de todos os que se propõem realizar um estudo sério da palavra de Deus. Esse é um dos principais segredos da divergência de opinião entre os pré-milenaristas e os outros estudiosos cristãos. 

          Aqueles que rejeitam tal espiritualização, estes empregam; e, enquanto não houver acordo quanto a essa questão, o debate será interminável e infrutífero.

segunda-feira, 17 de abril de 2023

O PENTATEUCO

   

    Apesar de a Bíblia ter nascido no Oriente Médio e ser revestida da linguagem, do simbolismo e das formas de pensar tipicamente orientais, ela tem uma mensagem para a humanidade toda, independente de raça ou cultura. 

    Assim, quem prega e ensina a fé cristã deve ter mais conhecimento da Bíblia do que qualquer outro livro. E para que alguém entenda suficientemente o Novo Testamento, é necessário conhecer a fundo a base da Bíblia toda, constituída pelo Pentateuco. 

    Paul Hoff apresenta este material de uma forma concisa, salientando as descobertas arqueológicas, os dados históricos e geográficos, além de observar as leis estabelecidas de correta interpretação dos textos bíblicos. O autor também traz perguntas que auxiliam o leitor no aproveitamento máximo do conteúdo deste livro.

SOBRE O AUTOR:

  Paul Hoff, historiador pela Taylor University Indiana, teólogo pela Winona Lake School of  Teology ( EUA). Atua como missionário e professor no instituto Bíblico Pentecostal em Santiago, Chile. 




Diacóno: Johnatas Paulo; Contato para pregação: (74) 8135-8098 ou 8155-3394 zap.

sábado, 8 de abril de 2023

SÉRIE DE ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS DO REVERENDO AUGUSTU NICODEMOS.


Graça e paz abaixo um estudo expositivo do Reverendo Augustu Nicodemos a respeito do livro do Gênesis.       

ESTUDO 01

NO PRINCÍPIO ( Gênesis 1.1-2)                                                                    

    

SINOPSE:

No princípio de todas as coisas Deus, pela palavra do seu poder, do nada criou céu e a terra. O relato da criação é crucial para o entendimento do restante da Bíblia

ESTUDO 2

HAJA LUZ ( Gênesis 1.3-13)

SINOPSE:
  
  Nos três primeiros dias da criação, Deus criou a luz, o firmamento e separou a terra seca do ajuntamento de águas, preparando tudo para o surgimento da vida. Entender isso me dá uma base sólida para entender o mundo e lutar por sua preservação. 



































Obs: Caso tenham gostado dessa postagem deixa abaixo seu comentário sugestão. Se escreva no canal: expondo as Escrituras- Johnatas Paulo. 













Diácono: Johnatas Paulo. 








 SINOPSE: Qual foi a causa da morte de Cristo? Asfixia? Ataque cardíaco? Terá Ele morrido antes ou depois de ter sido  retirado da cruz? Será o filme A Paixão de Cristo, de Mel Gibson, é um retrato fiel  do que sofreu Jesus em seus últimos momentos de vida? 

    Frederick Zugibe, médico legista e investigador criminal, do alto de seus 35 anos de experiência, responde a essas perguntas e muito mais. Ele nos apresenta um relato minucioso da crucificação, desde os tipos de pregos que foram utilizados, o tipo de cruz em que Jesus foi colocado, os espinhos utilizados na confecção da coroa, até qual foi a causa precisa da morte de Cristo. 

   O autor inclui, ainda, análises e descobertas sobre o Sudário de Turim que nos levam a crer na legitimidade da peça, refutando inúmeras teorias em contrário. Este livro é o resultado de mais de 50 anos de pesquisas, e o que o autor nos apresenta é uma verdadeira autópsia de Cristo, mais de 2 mil anos depois de Sua morte. 






Diácono: Johnatas Paulo.

quinta-feira, 6 de abril de 2023

MISSIONÁRIOS ANÔNIMOS

 Texto: Atos 9.10

'' E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias. E disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor!


INTRODUÇÃO:

Nas páginas da Bíblia Sagrada muitos homens e mulheres foram levantados por Deus para fazerem grandes coisas, grandes obras.

  Existem homens que apareceram no cenário Bíblico, apenas e um único momento, uma única ação, em um único gesto, mas essa ação, esse gesto perpétua até os dias de hoje.

Temos muitos missionários que não foram famosos mas só fizeram algo simples para Deus, mas isso causou uma grande repercussão extraordinária!

  vejamos alguns exemplos abaixo:

  1. A JOVEM ESCRAVA NA CASA DE NAAMÃ- 2 Reis 5.3

'' Um dia a menina sugeriu à sua patroa: '' Quem me dera o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria! Com certeza ele o curaria da sua lepra''. 

2. EBEDE-MELEQUE O ETIOPE- Jeremias 38

Quando soube que Jeremias estava preso fala com o Rei, e o mesmo manda ( ordena) que ele tirasse Jeremias do calabouço. 

3. O RAPAZ COM 5 PAES 2 DOIS PEIXINHOS - João 6

v.9 diz: '' Há aqui um rapaz com cinco paes de cevada e dois peixes pequenos''

Muitos querem ser famosos, vistos pelos homens mas Deus está te vendo, você pode está fazendo somente um ato, uma ação simples, mas isso que você fazendo ficará para a história;  A tua recompensa vem de Deus, somente continua fazendo o que estais fazendo!

   4. O EXEMPLO DE HUR EM ÊX17 

Na batalha entre Amaleque contra Israel.

 Hur juntamente com Arão percebendo que quando Moisés levantava as mãos Israel prevalecia quando abaixava as mãos o povo perdia então eles oferecem suas mãos para ajudar a Moisés. Lição: Ele só fez base para outra pessoa para que fosse abençoado.

   5. O MISSIONÁRIO ANANIAS - Atos 9.10.

Ananias somente foi o instrumento que Deus usou para orar pelo escolhido.  Talvez você não será um grande pregador, mas será alguém que imporá as mãos sobre o escolhido! Deixa Deus te usar nos pequenos atos que ficará registrado na história.

    





Diácono: Johnatas Paulo

Contado para agenda: zap: (74) 98135-8098 ou (74) 9 81 55-3394

Email: Johnatas906873@estudante.se.df.gov.br





 

   


quarta-feira, 5 de abril de 2023

GÊNESIS 6

O capítulo de número 6 do livro de Gênesis revela para nós como se encontrava a humanidade após a queda, estado de corrupção de uma forma tão grande que o próprio Deus resolve destruir sua criação, o versículo 6 nos diz que o Senhor se arrepende de ter feito o homem sobre a face da terra. Esse arrependimento não e como do ser humano mais uma mudança de atitude ou seja de juízo. Deus agora estabelecerá justiça. Em meio a essa  situação que a humanidade se achava Deus encontrou  graça em um homem chamado Noé, ( v.8).

   Em meio á iniquidade e maldade generalizadas naqueles dias Deus achou em Noé um homem que ainda buscava comunhão com Ele e que era '' varão justo''. 

O diferencial na vida desse homem foi que Noé andava com Deus e isso faz toda a diferença na vida de um homem ou mulher o andar com Deus  em comunhão. 

Podemos aprender com isso e que possível ter comunhão com Deus em meio a corrupção lembro de Jó a Bíblia diz que o mesmo era íntegro, reto e desviava-se do mal é bom ressaltar que Jó não era Judeu mas sim Gentio a região que Jó vivia adorava diversos deuses mas Jó resolve adorar ao único Deus verdadeiro. Assim como Abrão que sai de UR dos Caldeus para adorar somente a Deus e tantos outros exemplos. Isso tudo nos mostra que é possível ser fiel em meio a tanta corrupção nos nossos dias! E como Noé achou  graça ( favor imerecido) diante de Deus o mesmo preparou um escape para Noé e sua família. 



DIACÓNO: Johnatas Paulo. 


SOB TUA PALAVRA, LANÇAREI AS REDES

            Texto: Lucas 5.1-11       INTRODUÇÃO:     Quantas vezes você já tentou dar o seu melhor, mas terminou com as mãos vazias? Pedro ...