ÍNDICE:
1. Como surgiu a função do Presbítero?
2. O Presbítero é um Discipulador?
3. O que significa a palavra Presbítero?
4. Qual era a necessidade da Igreja?
5. Como era a escolha de um presbítero?
5.1. Aquele que for irrepreensível;
5.2. Marido de uma só mulher;
5.3. Que tenha família ajustada;
5.4. Não soberbo;
5.5. Não iracundo;
5.6. Nem dado ao vinho;
5.7. Nem espancador;
5.8. Nem cobiçoso de torpe ganância;
5.9. Dado á hospitalidade;
5.10. Moderado;
5.11. Justo;
5.12. Santo;
6. Quais os deveres de um Presbítero?
6.1. Apascentar a Igreja de Jesus;
6.2. Liderar a Igreja;
6.3. Evitar os erros e pecados;
6.4. Ungir os enfermos;
Introdução
Toda igreja necessita de presbíteros, o presbítero é o obreiro que auxilia o pastor da igreja a cuidar dos membros, apascentando como rebanho do Senhor Jesus.
No inicio das primeiras Igreja, o presbítero era o pastor local, e fazia parte do grupo de obreiros separados para cuidar das novas igrejas que eram abertas por conta da evangelização intensa.
1. Como surgiu a função do Presbítero?
No livro de Tito capítulo 1 e versículo 5, vemos uma missão dada por Paulo ao jovem Tito, para que que fosse colocado em boa ordem as coisas e que fosse estabelecido presbíteros em cada cidade.
'' Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei''. ( Tito 1.5)
A necessidade da igreja em ter presbíteros surgiu conforme o seu crescimento, no inicio a igreja deixou de estar apenas em Jerusalém, e passou para a Judeia e Samaria, e em seguida começou a se deslocar para os confins da terra, cumprindo-se as orientações de Jesus.
'' Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.''( Atos 1.8).
No começo da perseguição aos primeiros Cristões, a igreja se espalhava por várias regiões. Em uma dessas perseguições sendo liderada por um fariseu chamado Saulo no caminho de Damasco, fez com que ele se converte-se depois de uma grande experiência.
Saulo passou a se chamar Paulo e tornou-se um dos maiores evangelistas no início da igreja. Em suas viagens missionárias muitas igrejas foram abertas, inclusive na Europa.
Por conta disso, as igrejas tinham a necessidade de um líder local que estivesse orientando os crentes acerca dos ensinamentos do evangelho, mantendo assim viva a fé e as boas condutas dos Cristãos.
Diante desse crescimento alguns apóstolos se dedicavam ao evangelismo missionário e outros à oração e à palavra, mas a cada dia havia a necessidade de mais pessoas para ajudar no crescimento da obra.