sábado, 17 de fevereiro de 2024

NASCIDOS PARA UM PROPÓSITO

 Texto: Salmos 139.16

'' Teus olhos viam meu embrião, e em teu livro foram registrados todos os meus dias; prefixados, antes mesmo que um só deles existisse! ( king James atualizada)

 '' Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia  formadas, quando nem ainda uma delas havia''. ( Revista e Corrigida).


Introdução:

   Todos nós nascermos para um propósito nessa terra. Você não é fruto do acaso, pelo contrário nasceu para um propósito. Quando falamos de propósito queremos dizer para aquilo que nascemos para ser, a finalidade da nossa existência nessa terra. 

   Quando olharmos para a Bíblia vemos que até Deus é um Deus de propósito! Isaías 26. 3 '' Tu conservarás em paz aquele cuja mente ( cujo propósito) está firme em ti; porque ele confia em ti.''

     Vejamos alguns exemplos bíblicos de pessoas que Deus teve um propósito para elas:

   1. Moisés 

 Moisés foi chamado especialmente para tirar o povo de Israel da escravidão do Egito. ( Êxodo 3.10)

   '' Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo ( os filhos de Israel) do Egito''.

    Israel estava sendo escravizado no Egito já muito tempo por faraó, mas o povo clama Deus ouve e levanta um servo seu para tirar o povo do Egito. 

2. Josué 

  Josué foi chamado para liderar o povo de Israel em direção a terra prometida.( Josué 1.1-2)

   Josué tinha sido um auxiliar achegado e amigo fiel de Moisés durante os quarenta anos da peregrinação  de Israel no deserto( Êxodo 17.8-13; 24.13; 32.17-19; Números 13.8-16). Homem cheio do Espírito Santo, já designado sucessor de Moisés ( Nm 27. 18-24; Dt 34.9). Deus  agora o mandava conduzir o povo dELE para a terra da promessa. 

    3. Samuel 

  Samuel foi usado para ser o último grande juiz da nação hebraica e ajudar o povo a escolher o primeiro  rei de sua história. ( 1 Samuel 3.1-14).

  4. Davi 

  Davi foi o segundo rei de Israel, foi chamado pelo Senhor para substituir Saul que deixara Israel com moral baixa. ( 1 Samuel 16.11-13). 

Conclusão: 

   Podemos ver nesses 4 exemplos de homens que nasceram para fazer a diferença no seu tempo deixando uma marca nessa terra, poderia falar de outros que foram chamadas por Deus, mas creio que esses são suficiente. 

   

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

O LIVRO DE SALMOS

   INTRODUÇÃO:

O LIVRO DE SALMOS

  O livro de Salmos é o maior e talvez o mais usado livro da Bíblia. Ele explora a enorme gama das experiências humanas de uma forma bastante pessoal e prática. Suas 150 '' canções'' cobrem desde a criação, passando pelos períodos patriarcal, teocrático, monárquico, exílico e pós-exílico. A tremenda amplidão de assuntos nos Salmos abrange diversos tópicos, como exultação, guerra, paz, adoração, juízo, profecia messiânica, louvor e lamento. Os Salmos foram compostos para serem acompanhados por instrumentos de cordas e serviam como hinário do templo e guia devocional do povo judeu. 

   O livro dos Salmos foi sendo coletado gradualmente, não recebendo uma denominação inicial por causa da diversidade do material. Chegou a ser conhecido como Sepher Tehillim, o ''Livro dos Louvores'', pelo fato de quase todos os salmos terem alguma nota sobre o louvor a Deus. A septuaginta usa a palavra grega Psalmoi como título deste livro, indicando poesia cantada com acompanhamento de instrumentos musicais. Ela também o chama de Psalterium ( '' coletânea de canções'' ), e essa palavra é a origem do termo Saltério. O título latino é liber  Psalmorum, '' Livro dos Salmos''.

    O AUTOR E DATA  DE SALMOS 

Da perspectiva divina, o saltério aponta para Deus como seu autor. Considerando a autoria a partir do lado humano, pode-se identificar uma lista de mais de sete compositores. O rei Davi escreveu pelo menos 73 dos 150 salmos. Aos filhos de Corá são atribuídos dez ( Sl 42; 44__49; 84___85; 87), e Asafe contribuiu com doze ( Sl 50; 73__83). Entre os outros autores estão  Salomão ( Sl 72; 127), Moisés ( Sl 90), Hemã ( Sl 88) e Etã ( Sl 89). Os cinquenta salmos restantes permanecem anônimos em sua autoria, ainda que se considere que Esdras seja o autor de alguns. O período de Salmos se estende de Moisés, por volta de 1410 a.C. ( Sl 90), ao período pós-exílio do fim do século VI ou começo do século V ( Sl 126), que abrange cerca de 900 anos da história judaica. 

   CONTEXTO 

Os Salmos são atribuídos a uma variedade de pessoas e de grupos que construíram a história de Israel, e os cabeçalhos ou títulos de alguns deles identificam seu pano de fundo histórico. O Salmo 3, por exemplo, foi composto durante a época em que Davi fugia de seu filho Absalão. Por fim, os Salmos tornaram-se parte do culto de Israel no Templo. Alguns deles, sem dúvida alguma, foram compostos especificamente para o culto no templo. 

PROPÓSITO 

Os salmos, como orações e louvores inspirados pelo Espírito, foram escritos para, de modo geral, expressarem as mais profundas emoções íntimas da alma em relação a Deus. 

  1. Muitos foram escritos como orações a Deus, como expressão de:(a) confiança, amor, adoração, ação de graças, louvor e anelo por maior comunhão com Deus; (b) desânimo, intensa aflição, medo, ansiedade, humilhação e clamor por livramento, cura ou vindicação. 

2. Outros foram escritos como cânticos de louvor, ação de graças e adoração, exaltando a Deus por seus atributos e pelas grandes coisas que Ele tem feito.

3.  Certos salmos contêm importantes trechos messiânicos. 

QUANTO A DIVISÃO:

Assim como o Pentateuco, o livro dos salmos é dividido em cinco partes: 

 O livro I ( Salmos 1___41);

 O livro II ( Salmos 42__72);

  O livro III ( Salmos 73___89);

  O livro IV ( Salmos 90____106);

  O livro V ( Salmos 107___150). Cada livro termina com uma doxologia, uma afirmação de louvor a Deus,  encontrada no último verso ou nos últimos dois versos do salmo de encerramento. No caso do livro V, o poema final, Salmo 150, é a doxologia de conclusão. 

   

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

CURIOSIDADE DA BÍBLIA

 INTRODUÇÃO

Quem nunca ficou curioso por algum assunto na Bíblia, certamente você já se fez alguma pergunta ou ficou com uma purga atrás da orelha em relação algum assunto. Pois bem, vamos nesse estudo trazer algumas perguntas em relação a Bíblia e, na medida do possível solucionar alguns questionamentos que porventura você possa ter. 

   1. Pergunta:

   Onde ficava o Jardim do Éden?

   O jardim do Éden ficava ao sudoeste da Ásia, ao sul da Mesopotâmia, bem próximo ao território atual do Iraque e entre os rios Tigres e Eufrates. A Bíblia diz no segundo capítulo de Gênesis, que havia um Rio do Éden que se dividia em quatro braços e esses braços eram chamados de Pisom, Giom, Tigre e Eufrates.

   Em algum momento após a entrada do pecado ( provavelmente até por causa da reformatação da terra após o dilúvio), a superfície do Éden foi modificada e não se encontrou mais com exatidão a sua localização. No entanto, devido  a permanência de dois dos quatro braços que a Bíblia registra como o antigo rio que banhava o Éden, é possível ainda construir essa possível localização para a região em que o Éden foi construído por Deus. 


SOB TUA PALAVRA, LANÇAREI AS REDES

            Texto: Lucas 5.1-11       INTRODUÇÃO:     Quantas vezes você já tentou dar o seu melhor, mas terminou com as mãos vazias? Pedro ...