quarta-feira, 3 de julho de 2024

Como Vencer Grandes Adversidades - Pr: Ronaldo Guedes Beserna

   Texto: 1 Samuel 30. 1-260

  Introdução:

 Grande tempestade se precipitou sobre a vida de Davi e seus homens - v.1-6. Todos nós estamos sujeitos a enfrentar grandes tempestades em alguns momentos de nossa existência. O texto nos mostra algumas atitudes  serem tomadas, em momentos de grandes tempestades / adversidades. 

    Vejamos quais são essas atitudes:

1. REANIME-SE NO SENHOR - v. 6b '' Davi se esforçou no Senhor''  ( ARC)

     '' Davi se reanimou no Senhor'' (  ARA)

   '' Fortaleceu-se no Senhor''  ( NVI)

  Hebreus capítulo 11. 34 nos diz: '' extinguiram a violência do fogo, foram libertos do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos nas batalhas e puseram em retirada exércitos estrangeiros''. ( King James)

  Nos momentos mais difíceis da  vida, ou nos levantamos encontrando forças em Deus, ou seremos derrotados.

  2. CONSULTE AO SENHOR - v. 7,8)

 Precisamos aprender a consultar ao Senhor, antes da tomada de decisões,  principalmente aquelas de maior importância. 

  Veja Josué no capítulo 9.14 '' Os israelitas decidiram examinar e provar os alimentos dos haveus, entretanto não pediram o conselho do Senhor''. Ao deixarem de consultar ao Senhor foram enganados pelos gibionitas aos quais foram presos. 

  3.  AJA BASEADO NAS PROMESSAS DE DEUS, E NA SUA PALAVRA A DESPEITO DA CIRCUNSTÂNCIAS- v. 9,10

    Deus orientou a Davi a perseguir os inimigos. Baseado nessa palavra e nessa promessa de Deus, Davi agiu! 

   Ainda que nem todos os homens de Davi  conseguissem ir adiante, Davi continuou firme em sua ação. 

  4. CONTE COM A PROVIDÊNCIA DE DEUS- v. 11-16)

  5. LUTE DECIDIDAMENTE COM TODAS AS SUAS FORÇAS- v17

  6. RECUPERE TUDO O QUE LHE SEJA POSSÍVEL RECUPERAR.( V.18-20).

   

  CONCLUSÃO:

  Os mesmos que falavam em apedrejar Davi ( v. 6), agora o honravam ( v.20). As tempestades que Deus nos permiti passar podem ser oportunidades disfarçadas para Ele nos honrar, para confirmar a nossa liderança! 


Obs: Gostou dessa postagem? Curte nos segue, comente e divulguem nosso blog e nosso canal no Yotube:  expondo as Escrituras- Johnatas Paulo. 


segunda-feira, 1 de julho de 2024

A PRESENÇA DE JESUS NO LAR DA FAMÍLIA DE BETÂNIA

Bom dia, paz do Senhor vamos está hoje fazendo uma reflexão, no  Evangelho Segundo escreveu doutor e historiador Lucas, no capítulo de número 10.38-42. 
  
  Bem, temos aqui uma família que viviam  em Betânia, um povoado que ficava a uma distância de quatro quilômetros de Jerusalém. 
   A Bíblia nos informa que Marta e Maria foram irmãs de Lázaro ( João 11; 12.1-3) Jesus ao longo do seu ministério por três vez  desceu a Betânia. A primeira vez  Lucas 10. A segunda vez está registrada no capítulo 11 de João e a terceira vez esta no capítulo 12 de João. 
  O texto em questão nos diz que Jesus juntamente com seu colegial apostólico, entram no lar dessa família pois havia uma forte amizade entre eles.
   Jesus então inicia seus ensinos, no lar dessa família.  Marta se encontrava ocupada com muitos afazeres; enquanto Maria preferiu ficar aos pés do Mestre.
     O melhor lugar que  podemos está e aos pés de Jesus! . Marta agitada de um lado para outro questiona Jesus:
  '' Senhor, não te importas de que minha irmã tenha me deixado só com todo o serviço? Peça-lhe, portanto, que venha ajudar-me!'' Jesus Cristo conhecedor dos corações das pessoas vê que Marta estava inquieta dentro de si. Jesus então revela para ela dizendo: '' Marta, Marta! Andas ansiosa, e te afliges por muitas razões. Todavia, uma só causa é necessária. Maria, pois, escolheu a melhor de todas, e esta não lhe será tirada.
    Que lições podemos extrair para nossas vidas? O que Jesus quer nos transmitir com esse episódio ?
     
          1. A lição da oportunidade 
      
        2. A lição das nossas tribulações diárias.
  
    
    
   

SOB TUA PALAVRA, LANÇAREI AS REDES

            Texto: Lucas 5.1-11       INTRODUÇÃO:     Quantas vezes você já tentou dar o seu melhor, mas terminou com as mãos vazias? Pedro ...