Dando continuidade no nosso estudo a respeito da adoração a Deus baseado na Bíblia de estudo Pentecostal página 740.
Dois princípios- chaves norteiam a adoração cristã.
1- A verdadeira adoração é a que é prestada em espírito e verdade ( João 4.23 diz: '' Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o pai procura a tais que assim o adorem''. isto é a adoração deve ser oferecida à altura da revelação que Deus fez de si mesmo no Filho ( João 14.6 diz: '' Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim''. Por sua vez, ela envolve o espírito humano, e não apenas a mente, e também como as manifestações do Espírito Santo ( 1 Coríntios 12.7-12 diz:
7- Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.
8- Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9- e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10- e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.
11- Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
12- Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também''.
2. O fato marcante da adoração no Antigo Testamento era o sistema sacrificial ( Números 28.29 diz assim: '' Para cada cordeiro uma décima, para cada um dos sete cordeiros;''. Uma vez que o sacrifício de Cristo na cruz cumpriu esse sistema, já não há mais qualquer necessidade de derramamento de sangue como parte do culto cristão ( Hebreus 9.1___10.18) . Através da ordenança da Ceia do Senhor, a Igreja do Novo Testamento comemorava continuamente o sacrifício de Cristo, efetuado de uma vez por todas ( 1 Coríntios 11.23-26). Além disso, a exortação que tem a Igreja é oferecer '' sempre, por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome'' ( Hbreus13.15), e a oferecer nossos corpos como '' sacrifício vivo, santo e agradável a Deus ( Romanos 12.1).
3- LOUVAR A DEUS É ESSENCIAL À ADORAÇÃO CRISTÃ.
O louvor era um elemento-chave na adoração de Israel a Deus ( Salmos 100.4; 106.1; 111.1; 113.1; 117), bem como na adoração cristã primitiva ( Atos 2.46,47; 16.25;Romanos 15.10,11; Hebreus 2.12;
