Texto Bíblico: Neemias 8.5,6 '' E Esdras abriu o livro perante os olhos de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. E Esdras louvou o Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém ! Amém!., levantando as mãos; e inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra''.
O estudo abaixo foi extraído da Bíblia de estudo Pentecostal página 740.
ESTUDO 01: BREVE HISTÓRIA DA ADORAÇÃO AO VERDADEIRO DEUS
Vamos dividir esse estudo em 4 partes conforme o esboço a abaixo:
INTRODUÇÃO
1. BREVE HISTÓRIA DA ADORAÇÃO AO VERDADEIRO DEUS.
2. MANIFESTAÇÕES DA ADORAÇÃO CRISTÃ.
3. AS BÊNÇÕES DE DEUS PARA OS VERDADEIROS ADORADORES.
4. EMPECILHOS À ADORAÇÃO.
Introdução:
A adoração consiste nos atos e atitudes que reverenciam e honram à majestade do grande Deus do céu e da terra. Sendo assim, a adoração concentra-se em Deus, e não no ser humano.
No culto cristão, nós nos acercamos de Deus em gratidão por aquilo que Ele tem feito por nós em Cristo e através do Espírito Santo. A adoração requer o exercício da fé e o reconhecimento de que Ele é nosso Deus e Senhor.
BREVE HISTÓRIA DA ADORAÇÃO AO VERDADEIRO DEUS
O ser humano adora a Deus desde o início da história. Adão e Eva tinham comunhão regular com Deus no jardim do Éden ( cf. Gn 3.8). Caim e Abel trouxeram a Deus oferendas ( hb. minhah, termo também traduzido por '' tributo'' ou dádiva'') de vegetais e de animais ( Gn 4.3,4). Os descendentes de Sete invocavam '' o nome do Senhor'' ( Gn 4.26). Noé construiu um altar ao Senhor para oferecer holocaustos depois do dilúvio ( Gn 8.20). Abraão assinalou a paisagem da terra prometida com altares para oferecer holocaustos ao Senhor ( Gn 12.7,8; 22.9) e falou intimamente com Ele ( Gn 18.23-33; 22.11-18).
Somente depois do êxodo, quando o Tabernáculo foi construído, é que a adoração pública tornou-se formal. A partir de então, sacrifícios regulares passaram a ser oferecidos diariamente, e especialmente no sábado e Deus estabeleceu várias festas sagradas anuais como ocasiões de culto público dos israelitas ( Êx 23.14-17; Lv 1---7; Dt 12.16). O culto a Deus foi posteriormente centralizado no templo de Jerusalém ( cf. os planos de Davi, segundo relata 1 Cr 22---26). Quando o templo foi destruído, em 586 a.C ., os judeus construíram sinagogas como locais de ensino da lei e adoração a Deus enquanto no exílio, e aonde quer que viessem a morar. As sinagogas continuaram em uso para o culto, mesmo depois de construído o segundo o templo por Zorobabel ( Ed 3---6). Nos tempos do Novo Testamento havia sinagogas na Palestina e em todas as partes do mundo romano ( e.g. Lc 4.16; Jo 6.59; At 6.9; 13.14; 14.1; 17.1,10; 18.4; 19.8; 22.19).
A adoração na Igreja primitiva era prestada tanto no templo de Jerusalém quanto em casas particulares ( At 2.46,47). Fora de Jerusalém, os cristãos prestavam culto a Deus nas sinagogas, enquanto isso lhes foi permitido. Quando lhes foi proibido utilizá-las, passaram a cultuar a Deus noutros lugares, geralmente em casas particulares ( cf. At 18.7; Rm 16.5; Cl 4.15; Fm v.2), mas, ás vezes, em salões públicos ( At 19.9,10).
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