SALMOS UM:
O CAMINHO DOS JUSTOS E O CAMINHO DOS ÍMPIOS
1 Bem-aventurado o ( a) varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta ( b) na roda dos escarnecedores.
a. Provérbios 4.14,15 '' Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus.
Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo''.
b. Jeremias 15.17 '' Nunca me assentei no congresso dos zombadores, nem me regozijei; por causa da tua mão, me assentei solitário, pois me encheste de indignação''.
2. Antes, tem o seu prazer na (c)lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
c. Josué 1.8 '' Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás''.
3. Pois será como a árvore plantada (d)junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto (e)fizer prosperará.
d. Ezequiel 47.12 '' E junto do ribeiro, à sua margem, de uma e de outra banda, subirá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem perecerá o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio''.
e. Gênesis 39.3,23; Isaías 3.10
Gn 39.3 '' Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em sua mão,
23. '' E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele; e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava.''
Isaías 3.10 '' Dizei aos justos que bem lhes irá, porque comerão do fruto das suas obras.''
4. Não são assim os ímpios; mas são como a ( f) moinha que o vento espalha.
f. Jó 21.18 '' Porque são como a palha diante do vento, e como a pragana, que arrebata o redemoinho.''
Isaías 17.13 '' Bem rugirão as nações, como rugem as muitas águas, mas ele repreendê-las-á, e fugirão para longe; e serão afugentadas como a pragana dos montes diante do vento e como a bola diante do tufão.''
Isaías 29.5 '' E a multidão dos teus inimigos ( hb. estranho) será como o pó miúdo, e a multidão dos tiranos, como a pragana que passa; em um momento repentino, isso acontecerá''.
5. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6. Porque o SENHOR ( g) conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá.
g. Naum 1.7 '' O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele''.
João 10.14 '' Eu sou o bom Pastor; e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido''.
2 Timóteo 2.19 '' Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade''.
Nenhum comentário:
Postar um comentário