sábado, 13 de abril de 2024

LIVRO DO GÊNESIS - Texto e comentário

    

       CAPÍTULO UM:

 No princípio, criou Deus os céus e a terra. 

  COMENTÁRIO:  A expressão '' No princípio'' é enfática, e chama a atenção para o fato de um princípio real. Outras religiões antigas, ao falarem da criação, afirmam que esta ocorreu a partir de algo já existente. Refere-se à história como algo que ocorre em ciclos perpétuos. A Bíblia olha para a história de modo linear, com um alvo final determinado por Deus. 

   Deus teve um plano na criação, o qual Ele levará a efeito.  Várias conclusões decorrem da verdade contida no primeiro versículo da Bíblia. 

            1. Uma vez que Deus é a origem de tudo quanto existem os seres humanos e a natureza não existem por si mesmos, mas devem a Ele sua existência e a sua propagação. 

            2. Toda existência e forma de vida são boas:  se estão corretamente relacionadas com Deus e dependentes dEle. 

          3. Toda vida e criação pode ter relevância e propósito eternos. 

         4. Deus tem direitos soberanos sobre toda a criação, em virtude de ser seu Criador. Num mundo caído, Ele reafirma esses direitos mediante a redenção. ( Êxodo 6.6; 15.13; Dt 21.8; Lc 1.68; Rm 3.24; Gl 3.13; 1 Pe 1.18).

   1.2 '' E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas''. 

            COMENTÁRIO:  Este versículo descreve, tanto o processo que Deus empregou para criar, como a ação do Espírito Santo na criação. 

  1.3 ''  E disse Deus: Haja luz. E houve luz.'' 

       COMENTÁRIO:  A palavra hebraica para ''luz'' é ' or , e refere-se às ondas iniciais de energia luminosa atuando sobre a terra. Posteriormente, Deus colocou  '' luminares ''; ( hb. ma ' or, literalmente '' luzeiros'', v.14) nos céus como geradores, e refletores permanentes das ondas de luz. O propósito principal desses luzeiros é servir de sinais demarcadores das estações, dias e anos ( vv.5,14), 

   1.4 '' E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas'' 

            COMENTÁRIO:  Sete vezes Deus declara que aquilo que Ele criara era '' bom'' ( vv. 4, 10 12, 18, 21, 25, 31). Cada parte da criação por Deus efetuada, executou plenamente a sua vontade e propósito. Deus criou o mundo para revelar a sua glória e para ser um lugar onde a raça  humana pudesse compartilhar da sua alegria e vida. Note como Deus executou  a obra da criação de conformidade com um plano e uma ordem: 

           .  Deus põe em ordem a criação:

            -  Dia 1: A luz

             - Dia 2: O firmamento 

              - Dia 3:  A terra seca

              - Dia 4: Os luzeiros 

              . Deus dá vida à criação

                 -  Dia 5: Os peixes e aves

                 - Dia 6: Os animais e o homem

                 .Deus termina a criação e a declara boa

                   - Dia 7: O descanso.

   

    Continuação......

     

    Fonte de pesquisa: Bíblia de estudo Pentecostal. Editora: CPAD . PG: 30

sexta-feira, 12 de abril de 2024

JESUS E O PERDÃO

                                                            INTRODUÇÃO:

    Bom dia paz do Senhor! Passando aqui para deixar uma pequena reflexão nessa manhã. Que o Espírito Santo vem falar ao coração por meio dessa mensagem.


 O QUE É PERDÃO? 

  Conforme o dicionário Larousse na página 604 traz a seguinte definição: '' Remissão de uma falta ou ofensa, desculpa, indulto.''  Já a palavra '' Remissão'' na página 685 nos diz que remissão é: ''Perdão, alivio, consolo''.   Já no grego perdão vem de uma expressão '' afíemi'' que literalmente significa: '' deixar ir''. 

   Pois bem, quando se analisa a Bíblia Sagrada especialmente o Novo Testamento, vemos diversas pessoas que foram perdoada por Jesus. Vejamos alguns exemplos de pessoas que foram perdoadas por Jesus:

 1. O PARALÍTICO QUE FOI LEVADO EM UMA CAMA. ( Mateus 9.2-8).

   Esse episodio do paralitico se encontram nos três evangelhos sinóticos ( uma mesma visão). ( Marcos 2.3-12; Lucas 5.18-36);

 2. A MULHER SURPREENDIDA EM ADULTÉRIO ( João 8.3-11);

3. A MULHER QUE UNGIU OS PÉS DE JESUS COM PERFUME ( Lucas 7.44-50);

4. PEDRO POR NEGAR QUE O CONHECIA ( João 18.15-18.25-27; 21.15-19);

5. O LADRÃO DA CRUZ ( Lucas 23.39-43);

6. AQUELES QUE O CRUCIFICARAM. ( Lucas 23.34).

 

Conclusão:

   Esses são alguns exemplos de pessoas que foram perdoadas por Cristo quando o mesmo passara por essa terra. Ele continua sendo o mesmo, que perdoa, que batiza com Espirito Santo e leva para o céu. não há pecado que Deus não possa perdoar, basta se arrepender, confessar e deixar o pecado. 

 


   

terça-feira, 9 de abril de 2024

GÊNESIS - A ORIGEM DE TODAS AS COISAS

   Bem hoje quero fazer uma viagem, e convido a vim comigo. Talvez você faça a seguinte: Para onde? Eu lhe digo: Para o passado! Um passado bem remoto e nosso  guia,( mapa) será  Bíblia sagrada um livro tão antigo porém atual. Boa viagem! 

                                                        O livro do Gênesis 

    O livro do Gênesis ocupa como o primeiro livro do Antigo Testamento, servindo de introdução básica à Bíblia inteira.  O título deste livro em hebraico deriva da primeira palavra do livro: bereshit ( ''no princípio''). O titulo '' Gênesis'', como aparece em nossas Bíblias, é a tradução em grego, do referido título em hebraico, e significa '' a origem, fonte, criação, ou começo dalguma coisa''. Gênesis é '' o livro dos começos''.   

                                                   A autoria do Gênesis

  Ao longo de séculos e séculos de História até nossos dias, judeus e cristãos ortodoxos concordam que um homem, filho de hebreus, da tribo de Levi, do clã de Coate, e da casa ( família) de Anrão ( Êxodo 2.1-10; 6.16; Nm 3.27; At 7.22), nascido no Egito, chamado Moisés, foi o autor, narrador e compilador dos cinco primeiros livros da Bíblia Sagrada ( ainda que tenha contado com a ajuda de escribas e amanuenses, conforme a tradição), que também formam a Torá, isto é, a Lei; o mais respeitado e sagrado livro dos judeus, também conhecido pelo nome grego Pentateuco, numa alusão aos '' cinco livros'' que formam um todo em relação a mensagem principal de Deus para seu povo,  mandamento esse que foi vivido e enfatizado pelo próprio Messias, Jesus Cristo, o Filho  de Deus: ''Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua inteligência.'' Este é o primeiro e maior dos mandamentos. 

   O segundo, semelhante a este, é: '' Amarás o teu próximo como a ti mesmo''. A estes dois mandamentos estão sujeitos toda a Lei e os Profetas'' ( Mateus 22.37-40; Dt 6.5).  A própria Bíblia defende a autoria mosaica do livro de Gênesis, considerando que em Atos 15.1 refere-se a circuncisão como um '' costume e ensinado por Moisés'', uma indicação a Gênesis 17, ainda que isso possa também indicar certa medida de atualização escriba ou por parte de algum dos copistas da obra ao longo das eras ( Gênesis 14.14; 36.31; 47.11

                                                           

                                                              DATA

    Datar eventos relacionado a criação, ao dilúvio e ao repovoamento da Terra é impossível. ( Gn 1-11), mas o restante do livro trata da era patriarcal, que  basicamente é a mesma da Idade do Bronze Médio ( 1950-1550 a.C, ). Os costumes encontrados em Gênesis apresentam paralelos marcantes com as leis e costumes registrados em outros documentos do segundo milênio, especialmente os encontrados em tabletes descobertos na cidade hurita de Nuzi, no Nordeste da Mesopotâmia.

    O pentateuco como um todo foi escrito entre o Êxodo e a morte de Moisés ( Deuteronômio 34).  O Êxodo recebe datas variadas, sendo 1445 a.C. a mais antiga. Se esta foi a data correta, a morte de Moisés  teria ocorrido por volta de 1400 a. C. Gênesis foi escrito no final do século XV a. C ., alguns séculos depois dos patriarcas cujas vidas são nele descritas. 

   

 


Fonte de pesquisa: 

   .Bíblia de Estudo Pentecostal.

   . Bíblia King  James atualizada edição de Estudo -  400 anos 

   . A Bíblia da mulher - Leitura, Devocional, Estudo. 

   

SOB TUA PALAVRA, LANÇAREI AS REDES

            Texto: Lucas 5.1-11       INTRODUÇÃO:     Quantas vezes você já tentou dar o seu melhor, mas terminou com as mãos vazias? Pedro ...