sábado, 13 de abril de 2024

LIVRO DO GÊNESIS - Texto e comentário

    

       CAPÍTULO UM:

 No princípio, criou Deus os céus e a terra. 

  COMENTÁRIO:  A expressão '' No princípio'' é enfática, e chama a atenção para o fato de um princípio real. Outras religiões antigas, ao falarem da criação, afirmam que esta ocorreu a partir de algo já existente. Refere-se à história como algo que ocorre em ciclos perpétuos. A Bíblia olha para a história de modo linear, com um alvo final determinado por Deus. 

   Deus teve um plano na criação, o qual Ele levará a efeito.  Várias conclusões decorrem da verdade contida no primeiro versículo da Bíblia. 

            1. Uma vez que Deus é a origem de tudo quanto existem os seres humanos e a natureza não existem por si mesmos, mas devem a Ele sua existência e a sua propagação. 

            2. Toda existência e forma de vida são boas:  se estão corretamente relacionadas com Deus e dependentes dEle. 

          3. Toda vida e criação pode ter relevância e propósito eternos. 

         4. Deus tem direitos soberanos sobre toda a criação, em virtude de ser seu Criador. Num mundo caído, Ele reafirma esses direitos mediante a redenção. ( Êxodo 6.6; 15.13; Dt 21.8; Lc 1.68; Rm 3.24; Gl 3.13; 1 Pe 1.18).

   1.2 '' E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas''. 

            COMENTÁRIO:  Este versículo descreve, tanto o processo que Deus empregou para criar, como a ação do Espírito Santo na criação. 

  1.3 ''  E disse Deus: Haja luz. E houve luz.'' 

       COMENTÁRIO:  A palavra hebraica para ''luz'' é ' or , e refere-se às ondas iniciais de energia luminosa atuando sobre a terra. Posteriormente, Deus colocou  '' luminares ''; ( hb. ma ' or, literalmente '' luzeiros'', v.14) nos céus como geradores, e refletores permanentes das ondas de luz. O propósito principal desses luzeiros é servir de sinais demarcadores das estações, dias e anos ( vv.5,14), 

   1.4 '' E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas'' 

            COMENTÁRIO:  Sete vezes Deus declara que aquilo que Ele criara era '' bom'' ( vv. 4, 10 12, 18, 21, 25, 31). Cada parte da criação por Deus efetuada, executou plenamente a sua vontade e propósito. Deus criou o mundo para revelar a sua glória e para ser um lugar onde a raça  humana pudesse compartilhar da sua alegria e vida. Note como Deus executou  a obra da criação de conformidade com um plano e uma ordem: 

           .  Deus põe em ordem a criação:

            -  Dia 1: A luz

             - Dia 2: O firmamento 

              - Dia 3:  A terra seca

              - Dia 4: Os luzeiros 

              . Deus dá vida à criação

                 -  Dia 5: Os peixes e aves

                 - Dia 6: Os animais e o homem

                 .Deus termina a criação e a declara boa

                   - Dia 7: O descanso.

   

    Continuação......

     

    Fonte de pesquisa: Bíblia de estudo Pentecostal. Editora: CPAD . PG: 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOB TUA PALAVRA, LANÇAREI AS REDES

            Texto: Lucas 5.1-11       INTRODUÇÃO:     Quantas vezes você já tentou dar o seu melhor, mas terminou com as mãos vazias? Pedro ...