quinta-feira, 21 de setembro de 2023

ESTUDO DAS PALAVRAS DO NOVO TESTAMENTO

  ADOÇÃO ( GR. HUIOTHESÍA) 

Referência Bíblicas:  Romanos 8.15; Gálatas 4.5; Efésios 1.5.

A palavra grega para adoção é derivada de dois termos gregos. O primeiro é a palavra grega huíos, que significa filho. O segundo, a palavra grega thésis, que significa em lugar de. É um termo legal que, neste contexto, indica o fato de aos cristãos serem determinados privilégios de filiação na família de Deus. Simultaneamente  a essa posição filial, Deus coloca o Espírito do seu Filho no coração de cada cristão, de forma que ele se torna, de fato, filho  Seu. 

  Quando isso ocorre, nos tornamos não só filhos adotivos ( no sentido que a palavra tem atualmente), mas somos genuinamente gerados por Deus. Deus faz que os filhos dos homens se tornem filhos de Deus; o processo inverso aconteceu apenas com Cristo, quando o Filho de Deus se tornou o Filho do Homem.

Rm 8.15 '' Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba Pai.''

Gl 4.5 '' para remir os que  estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos''. 

EF 1.5 '' e nos predestinou, para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade''. 


 JESUS ( GR. IESOUS) 

 Referência Bíblicas:  Mateus 1.21; Lucas 1.31; Atos 2.36; 4.18; 13.23; 17.3.

  A palavra grega Iesous equivale ao nome Yeshua no hebraico, que significa o Senhor salvará. Apesar de ser um nome comum entre os judeus ( Lucas 3.29; Cl 4.11), o nome de Jesus expressa Sua obra na terra: libertar e salvar. Isso se confirma na explicação que os anjos dão a José depois de lhe dizer para dar o nome de Jesus à criança nascida de uma virgem: Porque ele salvará o seu povo dos seus pecados ( Mateus 1.21). 

  Depois que Jesus foi crucificado pelos pecados de Seu povo e ressuscitou dentre os mortos, os primeiros apóstolos declararam que Ele era o único e suficiente Salvador ( Atos 5.31; 13.23).  


    MT 1.21 ''  E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados''. 

    Lc 1.31 '' E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-às o nome de Jesus''. 

    At 2.36 '' Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo''. 

    At 4.18 '' E, chamando-os, dizeram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus''. 

    At 13.23 '' Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel, '' 

   At 17.3 '' expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dos mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo''. 

  

 






Fonte de pesquisa: O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora: Central Gospel. 



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOB TUA PALAVRA, LANÇAREI AS REDES

            Texto: Lucas 5.1-11       INTRODUÇÃO:     Quantas vezes você já tentou dar o seu melhor, mas terminou com as mãos vazias? Pedro ...