sábado, 21 de outubro de 2023

PROVÉRBIOS

   CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 

     O Antigo Testamento hebraico era em regra dividido em três partes: a Lei, os Profetas e os Escritos ( cf. Lucas 24.44 '' E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos''. Na terceira parte estavam os livros poéticos e sapienciais, a saber: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes etc. Semelhantemente, o Israel antigo tinha três categorias de ministros: os sacerdotes, os profetas, e os sábios. Estes últimos eram especialmente dotados de sabedoria e conselho divinos a respeito de princípios e práticas da vida. O livro de Provérbios representa a sabedoria inspirada dos sábios. 

   A palavra hebraica mashal, traduzida por '' provérbio'', tem os sentidos de '' oráculos'', '' parábola'', ou '' máxima sábia''. Por isso, há declarações longas no livro de Provérbios ( e.g... 1.20- 33; 2.1-22; 5.1-14), mas há também as concisas, mas ricas de sentido e sabedoria, para se viver de modo prudente e justo. O conteúdo de Provérbios representa uma forma de ensino comum no Oriente Próximo antigo, mas no caso deste livro, sua sabedoria é diferente porque veio da parte de Deus, com seus padrões justos para o povo do seu concerto. O ensino mediante provérbios era popular naqueles antigos, tempos, em virtude da sua grande clareza e facilidade de memorização e transmissão de geração em geração.  

    Assim como Davi é o manancial da tradição salmódica em Israel, Salomão é o manancial da tradição sapiencial em Israel ( ver 1.1; 10.1; 25.1). Conforme 1 Reis 4.32, Salomão produziu 3.000 provérbios e 1.005 cânticos. Outros autores mencionados por nome em Provérbios são Agur ( 30.1-33) e  o rei lemuel ( 31.1-9), ambos desconhecidos. Outros autores estão subentendidos em 22.17 e em 24.23. A maioria dos provérbios teve origem no século X a.C., porém a provável data mais antiga para a conclusão deste livro seria o período de reinado de Ezequias ( isto é., c. 700 a.C. ). A participação dos homens de Ezequias na compilação dos provérbios de Salomão ( 25.1____29.27) talvez remonte a 715-_686 a.C., durante o avivamento espiritual liderado por esse rei temente a Deus. É possível que os provérbios de Agur, de Lemuel e os outros '' sábios'' também tenham sido compilados nesse período.

  PROPÓSITO:

 O propósito do livro está bem esclarecido em 1.2-7: dar sabedoria e entendimento quanto a comportamento sábio, justiça, discernimento e imparcialidade ( 1.2,3), de modo que:

    . Os  simples sejam prudentes ( 1.4),

     .Os  jovens sejam inteligentes e ajuizados ( 1.4) e

     . Os sábios sejam ainda mais sábios ( 1.5,6). Muito embora Provérbios seja basicamente um manual sapiencial sobre a vida de justiça e prudência, o devido alicerce dessa sabedoria é '' o temor do Senhor'', como está explicitamente declarado em 1.7.

VISÃO PANORÂMICA 

  O tema central de Provérbios é '' sabedoria para um viver justo'', sabedoria esta que começa com a submissão humilde do crente a Deus, e daí flui para todas as áreas da sua vida. A sabedoria em Provérbios:

     . Primeiro instrui a respeito da família, da juventude, da pureza sexual, da fidelidade conjugal, da honestidade, do trabalho diligente, da generosidade, da fraternidade, da justiça, da retidão e da disciplina;

   . Segundo adverte quanto à insensatez do pecado, das contendas, dos  males da língua, da imprudência, da bebedeira, da glutonaria, da concupiscência, da imoralidade, da falsidade, da preguiça e das más companhias; 

       . Terceiro faz um contraste entre a sabedoria e a tolice, entre os justos e os ímpios, entre a soberba e a humildade, entre a preguiça e a diligência, entre a pobreza e a riqueza, entre o amor e a concupiscência, entre o certo e o errado e entre a vida e a morte. 

    Embora Provérbios, como os Salmos, não seja fácil de resumir como outros livros da Bíblia, há seções como estrutura definida. É o caso principalmente dos capítulos 1 ao 9, com sua série de 13 discursos apropriados para os pais em relação aos filhos quando estes atingem a adolescência. Com exceção de três desses discursos ( Cp 1.30; 8.1; 9.1), os demais iniciam por '' meus filhos''. Esses treze discursos contêm numerosos preceitos importantes no âmbito da sabedoria para a juventude. A partir do capítulo 10, Provérbios contém diretrizes de peso a respeito dos relacionamentos familiares ( e.g., 10.1; 12.4; 17.21,25; 18.22; 19.14,26; 20.7; 21.9,19; 22.6,28; 23.13,14,22,24,25; 25. 24; 27.15,16; 29.15 ao 17; 30.11; 31.1 ao 31).  Provérbios é um livro sobretudo prático, mas contém conceitos profundos de Deus. Deus é a personificação da sabedoria ( e.g ., 8.22-31) e o Criador ( e.g., 3.19,20; 8.22-31; 14.31; 22.2); Ele é descrito como onisciente ( 5.21; 15.3,11; 21.2), justo ( 11.1; 15.25-27,29; 19.17; 21.2,3) e soberano ( 16.9,33; 19.21; 21.1). Provérbios termina com uma solene homenagem à mulher de caráter nobre ( 31.10-31). 

CAPÍTULO UM:

    1.1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. 

     Comentário: Um provérbio é um ditado, comparação, ou pergunta breve e concisa, expressando um princípio ou uma observação em torno do comportamento humano do ponto de vista de Deus. Estes provérbios foram escritos para ensinar o povo de Deus ( especialmente os jovens) como viver uma vida agradável a Ele, como ter uma vida feliz e próspera e como evitar as tragédias resultantes do pecado ( vv.2-6,15-19).

 1.1 Salomão

    Salomão, terceiro rei de Israel, escreveu muitos provérbios. Bem no começo do seu reinado, orou pedindo sabedoria, e Deus lhe atendeu a petição ( 1 Reis 3.5-14; 4.29-32). No fim da vida, porém, o próprio Salomão não perseverou na sabedoria que Deus lhe dera. Por não perseverar no temor ao Senhor, deixou seu coração desviar-se de Deus ( 1 Reis 11.1-11). Vê-se, portanto,  que o simples fato de alguém conhecer, ou ensinar princípios morais da palavra de Deus, não basta para garantir-lhe a vida espiritual; a pessoa deve também ter um contínuo temor a Deus, depender dEle e estar compromissado com Ele. ( v.7). 

  1.2. Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência; 

    

   

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